carros a GPL

 

A única grande diferença entre um veículo a gasolina e um VGN é o sistema de combustível.

 

 

1.     O gás natural comprimido (cerca de 250 bar) é injectado no veículo através de uma válvula que o conduz até aos cilindros de armazenagem.

2.     Nestes cilindros, o gás é armazenado inicialmente a cerca de 200 bar. Á medida que o gás é consumido, a pressão vai descendo. Abaixo dos 15 bar torna-se necessário reabastecer.

3.     Se o veículo for bi-fuel, no tablier tem de estar instalado um comutador que permite ao condutor a selecção entre gás natural e gasolina.

4.     Quando o condutor selecciona o gás natural, este deixa os cilindros e flui através de tubagem rígida para alta pressão, até ao compartimento do motor.

5.     O gás acede ao regulador de pressão, dispositivo que reduz a pressão para valores que permitam vencer as perdas de carga até à admissão do motor (a pressão próxima da atmosférica).

6.     A saída do gás do regulador de pressão para o sistema de injeccão (ou carburador) é controlada por uma electroválvula. Esta electroválvula também suspende o fluxo de gás, quando o condutor faz a comutação para gasolina.

7.     O gás natural mistura-se com o ar no carburador ou no sistema de injecção e entra nas câmaras de combustão.